Manifesto 

A pandemia agravou uma série de problemas. Dentre eles, o do desemprego, e que afeta principalmente os jovens. Por isso, é urgente trazer esse tema para as agendas de solução. O Emprego Jovem deve estar na pauta da Retomada Econômica e Social brasileira, porque se trata de acolher um dos grupos mais fragilizados e essenciais na construção de um país melhor. 

Enquanto a média de desemprego ronda a assustadora marca dos 13,9% (IBGE), entre a população dos 14 a 24 anos a situação é ainda pior, aproxima-se dos 40%. No mundo, essa média é de 13,6%. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a potencial força de produção Jovem desperdiçada globalmente é de 41 milhões de pessoas. 

O setor de Private Equity e Venture Capital é um dos grandes geradores de emprego no Brasil e quer atuar, ativamente, na solução desse imenso desafio. A partir do Comitê Brasil 2030 da Abvcap (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital), com o apoio das unidades Brasil do PRI (Principal for Responsible Investment), do Pacto Global e da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), a proposta é lançar a campanha “Contrate um Jovem e Transforme o País”, e mobilizar gestoras e suas investidas para a contratação jovem.

A meta é treinar 100% dos RHs dos signatários, nos próximos 12 meses, para contratar e garantir a inclusão dos jovens.  Bem como, para que auxiliem na qualificação, por meio de programas próprios e de instituições parceiras.

Queremos que AÇÕES ISOLADAS SE UNAM EM MOVIMENTOS COORDENADOS de respeito, inclusão, qualificação e contratação do jovem brasileiro. A união de nossos esforços é a alavanca para transformar o Brasil!

Comitê Brasil 2030 (1).png